O que é Experiência Somática

Experiência Somática é uma abordagem psicobiológica para o tratamento de ansiedade e estresse pós-traumático. Foi desenvolvida pelo Dr. Peter Levine, um dos líderes no campo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático nos EUA. Segundo o Dr. Levine o trauma é fisiológico; é uma espécie de paralisia (imobilidade tônica) que ocorre quando as respostas de luta e fuga não podem ser completadas numa situação de ameaça à vida.

O Dr. Peter Levine observou que os animais  selvagens, apesar de rotineiramente ameaçados, não ficam traumatizados - e isto porque utilizam mecanismos inatos para descarregar os altos níveis de energia que foram ativados no Sistema Nervoso: após a execução de comportamentos defensivos (lutar e fugir), volltam ao estado original de equilíbrio.

Embora o ser humano possua os mesmos mecanismos inatos de regulação de seu organismo, estes são frequentemente inibidos pela parte "racional" de nosso cérebro, o que impede que ocorra a descarga completa da ativação mobilizada para a sobrevivência. A energia não liberada 'molda' e 'alimenta' sintomas diversos e a pessoa vive como se ainda estivesse vivenciando a situação original percebida como ameaçadora.

Experiência Somática vai ajudar o cliente a tornar o seu Sistema Nervoso mais resiliente através da modificação da base fisiológica dos sintomas de estresse pós-traumático. A pessoa é ajudada a completar as respostas fisiológicas que ficaram "congeladas" no momento traumático, e assim a descarregar a energia de alta ativação que acompanhou um momento de medo intenso.

A partir do momento em que a ativação traumática começa a baixar, o cliente começa a processar outras informações  que ficaram pendentes, voltando naturalmente a uma função mais saudável.


Experiência Somática pode ser aplicada por uma ampla gama de profissionais, desde aqueles que já trabalham na área da saúde, tais como psicólogos, terapeutas corporais, médicos, psiquiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, etc; mas também por  todo profissional que lide com pessoas que passaram por algum tipo de trauma.


É especialmente indicado para o tratamento de Estresse Pós-Traumático decorrente de situações habitualmente reconhecidas como traumáticas - acidentes, procedimentos cirúrgicos, complicações pré e peri-natais, violências diversas, doenças graves, desastres naturais, acidentes de carro, assaltos, perdas afetivas entre outras situações. Mas também podem decorrer de acontecimentos aparentemente insignificantes, desde que o "susto" não tenha sido completamente descarregado.